Ouvidoria Geral
(99) 3 633-2120
Biografia Autorizada de Marinete Oliveira Cunha
1 Infância e Formação
Marinete Oliveira Cunha, nasceu em nasceu no dia 26 de julho de 1975, no povoado Olho d’Água do Manoel Felipe, propriedade localizada nas imediações do povoado Endrex, município de Lago do Junco.
É filha de Antônio João de Oliveira (mais conhecido como Antônio Manel) e Maria Aldenora da Paz Oliveira (que juntos tiveram 10 filhos).
Crescida em uma realidade simples e sem muitos privilégios, Marinete e seus 9 irmãos tiveram que aprender a se virar, desde cedo. No povoado em que residiam, não havia escola, então, para terem acesso a educação, eles tinham que se deslocar para a cidade, o que era inviável, na época.
Portanto, aos 8 anos de idade, Marinete veio para Lago do Junco trabalhar como babá em uma casa de família, na esperança de conseguir estudar, passando, aproximadamente, o período de 1 ano e meio, até ter que retornar novamente para casa, no intuito de ajudar a cuidar da saúde de seu pai.
Pouco tempo depois, retornou para a cidade, dessa vez, para estudar e trabalhar, na casa de uma família que a acolheu durante 7 anos. Dessa forma, Marinete conseguiu concluir seus estudos, mesmo em meio às dificuldades.
2 Carreira Profissional
A educação foi um pilar importante em sua vida. Mesmo sendo algo fora de sua realidade, Marinete conseguiu ingressar em uma graduação e transformar sua vida através da educação. Após uma fase de muitos desafios, prestou concurso para o cargo de professora de seu município e conseguiu aprovação, estando efetiva no quadro de professores de Lago do Junco, há cerca de 23 anos.
3 Desafios e Superações
A vida de Marinete, não foi isenta de desafios. Em diversos momentos, enfrentou obstáculos, com resiliência e determinação. A perca precoce e repentina de seu pai (muito querido e amado por ela), em novembro de 2011, com certeza, foi um deles. Um período difícil para a família, mas juntos reuniram forças e conseguiram tornar o processo mais leve.
4 Política
Seu envolvimento na política começou bem antes de sua candidatura, mesmo que de forma involuntária. Marinete é casada com Gerson Aragão, que já foi candidato a vereador de Lago do Junco e é conhecido no município por seu envolvimento na política e no esporte local.
Em 2020, Marinete recebeu a proposta de entrar na política, como candidata a vereadora de Lago do Junco (um desafio e tanto). Embora surpresa, aceitou o desafio com consciência da responsabilidade que viria pela frente. Conduziu uma campanha regada de muita dedicação, obtendo, como resultado, uma votação expressiva, mesmo inexperiente e estando concorrendo pela 1ª vez.
Infelizmente, apesar do número de votos, não conseguiu se eleger de primeira, decorrência da legenda partidária, mas ficou na posição de 1ª suplente. Com isso, 2 anos depois (2023), acabou assumindo o cargo de vereadora, substituindo um vereador que estava irregular.
Em 2024, Marinete concorreu novamente às eleições, desta vez, sendo eleita com êxito, em 5º lugar. Um resultado que faz jus a toda uma trajetória, marcada por ações, dedicação com a população e, principalmente, pela resiliência, tanto dela, como de seu esposo (seu maior incentivador político).
5 Vida Pessoal
Apesar de toda a sua trajetória, um dos maiores feitos de sua vida, foi a família que construiu ao lado de seu esposo, Gerson Aragão da Cunha. Ambos casaram-se em 1996 e tiveram três filhos, sendo eles: Jessica Oliveira Cunha (1996), Gerson Aragão da Cunha Júnior (2004) e Gyan Messi Oliveira Cunha (2010).
Marinete é conhecida por sua generosidade, paciência e dedicação a família.
Em 2023, sua família foi abençoada, depois da chegada de sua primeira neta, Jade, filha de sua primogênita, Jessica. Uma criança que veio para acrescentar amor e alegria, para a família.
Conclusão
A biografia de Marinete é mais do que uma simples narrativa de eventos. Ela é um testemunho de força e resiliência, de uma mulher, que apesar de pouca expectativa, conseguiu mudar sua história e escrever novos capítulos.
Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador é responsável por buscar no seio da sociedade as preocupações coletivas e trazer para o debate na Câmara questões relacionadas à segurança pública, saneamento, limpeza, educação, saúde, agricultura, meio ambiente e outros temas de interesse comum.